loader

Quatro militares americanos morrem após avião cair no Ártico norueguês

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Quatro militares americanos morrem após avião cair no Ártico norueguês
Quatro militares americanos morrem após avião cair no Ártico norueguês

Avião 'US Osprey' desapareceu no sábado; equipe fazia exercícios militares não relacionados à guerra na Ucrânia.

Aeronave V-22 Osprey, similar a que teria desaparecido na Noruega Cortesia/Forças Armadas da Noruega Quatro militares americanos morreram após um avião cair no Ártico norueguês na sexta-feira (18), informou o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Stoere, neste sábado (19).

O "US Osprey" havia desaparecido na tarde de sexta.

Os militares, que integravam o corpo dos "Marines" , força de elite dos Estados Unidos, faziam o exercício "Cold Response", da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar do Ocidente) quando o acidente ocorreu.

Segundo a "Associated Press", as atividades não tinham relação com a guerra na Ucrânia.

(Veja detalhes mais abaixo).

A identidade dos militares ainda não foi divulgada, por causa de uma política do Departamento de Defesa americano de notificar parentes primeiro.

Exercícios da Otan Soldados dos EUA e das outras nações que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começaram a fazer grandes exercícios militares nesta segunda-feira (14), na Noruega.

Planejado há tempos, o exercício "Cold Response 2022" reuniu 30 mil militares e visa testar a capacidade do país de receber reforços externos em caso de agressão a um terceiro país (o artigo 5 da Otan prevê uma resposta militar a uma agressão a qualquer um dos países que fazem parte da aliança).

Os exercícios, no entanto, ocorrem em um contexto de crise entre os países ocidentais e a Rússia após a invasão da Ucrânia.

"É um exercício defensivo", disse o chefe do comando norueguês de operações, general Yngve Odlo, ao comentar o início das manobras.

"Não é uma operação militar com uma finalidade ofensiva", disse Odlo, em entrevista à emissora TV2.

Organizadas a cada dois anos, essas manobras marítimas, aéreas, anfíbias e terrestres são realizadas em grandes áreas do território norueguês, inclusive além do Círculo Polar Ártico.

A Rússia recusou o convite para enviar observadores.

"O reforço das capacidades militares da Otan perto das fronteiras da Rússia não contribui para reforçar a segurança da região", disse sua embaixada em Oslo na semana passada.

Os russos "mobilizaram as capacidades de acompanhamento de forma totalmente legítima" das manobras e "espero, realmente, que respeitem os acordos em vigor", afirmou o general Odlo.


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar Rádio Web Assembleia Pentecostal direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2026 Rádio Web Assembleia Pentecostal. Todos os direitos Reservados.